73 anos de carreira
a servir a Cultura Nacional!

Ruy de Carvalho

Actor

Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvalho, nasceu a 1 de Março de 1927, em Lisboa.

Tirou o curso comercial, na Escola Nacional, iniciandose no teatro, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça O Jogo para o Natal de Cristo”, com encenação de Ribeirinho. De 1945 a 1950, frequentou o Conservatório Nacional, terminando o curso com 18 valores. Estreouse profissionalmente, em 1947, no Teatro Nacional (como discípulo), na comédia “Rapazes de Hoje”, de Roger Ferdinand. Em 1950,cou conhecido pela sua interpretação de Eric Birling em Está lá Fora um Inspector”, de Priestley (1951), estreado no Teatro Avenida. Nesse mesmo ano ingressou no Teatro do Povo (mais tarde Teatro Nacional Popular), onde faria todas as temporadas de Verão, sob a direão de Ribeirinho, até 1958.

Actor de primeira fila da sua geração, fundou, em 1961, o Teatro Moderno de Lisboa, grupo teatral que passou a integrar, participando em todas as suas peças. Em 1963 foi para o Porto, assumindo a direão artística do Teatro Experimental do Porto (TEP), onde realizou a sua única experncia como encenador, emTerra Firme”, de Miguel Torga. Fez ainda parte de outras companhias, como a companhia de Laura Alves, a companhia Rafael de Oliveira e a companhia sediada no Teatro Maria Matos, com as quais efectuou numerosas digressões, ao Brasil e a África. Em 1977, esteve no relançamento do Teatro Nacional D. Maria II. A sua actividade estendeuse igualmente à rádio e à televisão, tendo participado, nomeadamente na RTP, noMonólogo do Vaqueiro” (1957) e nas telenovelas, “Vila Faia” (1982) e “Origens” (1983). No cinema, estreouse em 1951, comEram 200 Irmãos”, mas foi nos anos 60 que o seu trabalho se tornou mais relevante nesse campo. Da sua filmograa destacamse “Pássaros de Asas Cortadas” (1963), “Domingo à Tarde” (1965), “O Cerco” (1969), “Cântico Final” (1974) e “Non ou a Vã Glória de Mandar” (1990).

Recentemente participou no filme a A Selva” de Leonel Viera e no último filme de Manoel de Oliveira.Para além dos seus filmes como actor, Rui de Carvalho tem emprestado a sua voz, diversas vezes, ao cinema. Participou tamm em numerosos teatros radiofónicos e trabalhos de dobragem de desenhos animados. Cumprindo um velho sonho, protagonizou em 1998, o clássico Rei Lear”, de William Shakespeare, integrado nas comemorações dos 150 anos do Teatro Nacional e dos 50 anos da sua carreira de actor.

Foi Presidente do Conselho Nacional para a Política da Idade e ainda Presidente da Comissão Executiva do Ano Internacional das Pessoas Idosas , e1999.

Ruy de Carvalho integrou o elenco da telenovela “Olhos de Água”, na TVI. Na TVI foi protagonista da Série “Todo o Tempo do Mundo”, participou nas novelas Olhos de Água” , com o neto mais novo, “Filha do Mar”, “ Sonhos Traídos”, “ Amanhecer” “ Saber Amar”e actualmente podemos vê-lo na série “ Inspector Max

Curiosidades

Nasceu em 1927 e conta já com cinquenta e sete anos de carreira como actor, tendose profissionalizado com apenas vinte anos.

É viúvo, tem um filho Actor, João de Carvalho e uma filha Jornalista, Paula Carvalho e três netos, um deles tamm Actor, Henrique de Carvalho.

Enumerar todos os autores que representou seria uma tarefa ingrata, pois entre eles encontramse quase todos os dramaturgos nacionais e internacionais.

A sua interpretação de “Rei Lear”, de William Shakespeare. com encenação de Richard Cottrell, cará para sempre na memória de quem assistiu ao espectáculo no Teatro Nacional D. Maria II.

Foi distinguido com a :

Comenda da Ordem Militar de Santiago de Espada (1998), atribda, em palco aberto, por Jorge Sampaio.

Grande Ocial da Ordem Militar de Santiago de Espada, atribda pelo Presidente Cavaco Silva, por ocaso do Dia Mundial do Teatro, em 2010.

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, atribda pelo Presidente MáriSoares.

Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, atribda pelo Presidente Abal Cavaco Silva.

Grã Cruz da Ordem de Mérito , atribda no dia dos seus 90 anos, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Medalha de Mérito Cultural, atribda por Cavaco Silva, em 1991. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.

Grã Cruz da Real Ordem de São Miguel da Ala, a mais antiga Ordem portuguesa, criada por D. Afonso Henriques quando da tomada de Santarém, atribda e entregue por S.A.R Dom Duarte Pio de Bragança em 2020.

Prémios

Prémio Popular de Popularidade (1962); Prémio da Crítica da Revista, Rádio e Televisão(1962); Prémio de Imprensa (1971); Prémio de Imprensa (1981); Prémio de Melhor Actor 1991– “Os Mais

Inúmeros prémios de revistas da especialidade:

Três Setes de Ouro do JornalO Sete”; Dois PrémiosNova Gente”; Prémio da Rádio Comercial para Melhor Actor de Declamação; Prémio da Crítica de Cinema para o Filme “Domingo à tarde”; Prémio Bordalo de Imprensa, 1995.

Globo de Ouro para Personalidade / Carreira, em 98; Globo de Ouro para Melhor Actor do Ano de 99; Globo de Ouro para melhor Actor de Ficção em 2001.

Prémio Carreira da Fundação Byssaia Barreto 1999.

Prémio Carreira da Universidade Lusíada – Prémio Caes1999 Prémio Carreira da Associação Nacional de Jovens Empresários 2004 4 Prémios 5 Estrelas atribdo pelo público.

9 prémios atribdos pelos leitores da Revista Readers Digest.- Marca de Confiança.

O seu nome foi escolhido pela população para um dos Bairros de Vila Nova de Gaia, em 2002.

Tem uma rua com o seu nome na cidade de Vila Real, junto ao Teatro de Vila Real, cidade berço da família paterna e ainda a medalha de Ouro da Cidade.

Tem a Medalha da Cidade de Lisboa, Sebal , Leiria, Covilhã, Vila Real., a Chave de Ouro da Vila de Arouca, de que é igualmente cidadão Honorário bem como da cidade de Felgueiras.

Em 29 de Abril de 2004 foi inaugurado, em Carnaxide, o Auditório Ruy de Carvalho.

© JUICE ACADEMY 2020